O Projeto

Quem Somos?

O Pré-Vestibular Social do SINTUPERJ é um projeto educacional subsidiado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Rio de Janeiro (representando trabalhadores da UERJ, UENF e UEZO). É composto por grupo de professores voluntários que gerenciam suas práticas, enquanto um coletivo.

Nosso posicionamento, como pré-vestibular social, promovido pelo sindicato da classe trabalhadora é sempre contra a meritocracia, sistema que valoriza o desempenho em provas e não considera as demais habilidades do ser humano. Contudo, não é possível ignorá-la, visto que está presente na vida de todos os trabalhadores e estudantes para conseguirem uma “melhora da condição social” e aprimoramento de seu trabalho.

O que fazemos?

Como curso preparatório, buscamos oferecer aulas, atividades complementares e rotinas que possam melhorar o desempenho dos estudantes nas avaliações para a admissão do vestibular. Nesta linha, a ideia de um pré é vaga para o que realmente transmitimos com esse projeto que, sobretudo, é social, pois entendemos a aprovação como a consequência natural da uma ação mais ampla que é uma formação do indivíduo política e cientificamente.

Essa completude vem no sentido da tentativa de uma transferência de valores, principalmente, atrelados à noção de que a Universidade Pública deve ser ocupada pela classe trabalhadora; e de uma forma de percepção do mundo, desenvolver a compreensão da nossa participação nesse espaço em que somos sujeitos da sua construção.

Além de uma proposta inclusiva, no sentido socioeconômico de acesso dos mais carentes às universidades, temos também como objetivo o encontro e o convívio com a diversidade. Em nossa sala de aula e auditório, há um público de classes sociais diversas, multicultural, pluriétnico e plurirreligioso.

No que tange à formação, temos alunos provenientes de escolas públicas, colégios de aplicação, particulares, etc, algo que poderíamos decifrar como um fator complicador, mas que preferimos encarar como desafiador e diferencial.